Aula 28 e 29

Padrão GRASP - Parte 2

Polimorfismo (Strategy)

O Polimorfismo significa "existindo em muitas formas". Ele permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, um mesmo método pode apresentar várias formas, de acordo com seu contexto.

O objetivo principal do polimorfismo é:
- Evitar a condição IF e ELSE;
- Usar polimorfismo melhorar a conectividade dos componentes.

Ferramentas:

Framework: é um conjunto de classes com objetivo de reutilização de um design, provendo um guia para uma solução de arquitetura em um domínio específico de software.
Framework se diferencia de uma simples biblioteca (toolkit), pois esta se concentra apenas em oferecer implementação de funcionalidades, sem definir a reutilização de uma solução de arquitetura (design).

ToolKit: ferramenta que não obriga o desenvolvedor a seguir um roteiro pré-definido, podendo ser alterado conforme a necessidade de cada aplicação.

Injeção de dependência: é um padrão de desenvolvimento de programas de computadores utilizado quando é necessário manter baixo o nível de acoplamento entre diferentes módulos de um sistema. Nesta solução as dependências entre os módulos não são definidas programaticamente, mas sim pela configuração de uma infraestrutura de software que é responsável por "injetar" em cada componente suas dependências declaradas.

Inversão de controle ou Inversão de controlo: (IOC) é o nome dado ao padrão de desenvolvimento de programas de computadores onde a sequência (controle) de chamadas dos métodos não é determinada pelo programador. Este controle é delegado a uma infraestrutura de software muitas vezes chamada de container. Esta é uma característica comum aos frameworks.

Referências: http://www.ezlemonpierecipes.info/pt/Polimorfismo ,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inje%C3%A7%C3%A3o_de_depend%C3%AAncia ,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Invers%C3%A3o_de_controle

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