Aula 18

Padrões GOF - Gang Of Four



Em 1995, Erich Gamma, JohnVlissides, RalphJonhsone RichardHelm descreveram 23 padrões que podem ser aplicados ao desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos.



Conforme esse desenvolvimento, foram feitas documentação de soluções obtidas através da experiência.


Foram coletados de experiências de sucesso na indústria de software, principalmente de projetos em C++ e SmallTalk.





Conforme vimos em sala, os padrões GOF são organizados em famílias de padrões: de criação, estruturais e comportamentais.



•Criacionais
–Tornam um sistema independente de como seus objetos são criados, compostos e representados;


•Estruturais
–Tratam de compor classes e objetos para formar estruturas grandes e complexas;
•Comportamentais
–Tratam de algoritmos e como atribuir responsabilidades entre objetos.






Um padrão "GoF" também é classificado segundo o seu escopo; de classe ou de objeto.


Nos padrões com escopo de classe os relacionamentos que definem este padrão são definidos através de herança e em tempo de compilação. Nos padrões com escopo de objeto o padrão é encontrado no relacionamento entre os objetos definidos em tempo de execução.





" Cada padrão descreve um problema que ocorre repetidas vezes."





Metsker classifica os padões GoF em 5 grupos, (problema a ser solucionado):


(1) oferecer uma interface,
(2) atribuir uma responsabilidade,
(3) realizar a construção de classes ou objetos
(4) controlar formas de operação
(5) implementar uma extensão para a aplicação Padrões.






Referencia Bibliografica:

http://www.tecgraf.puc-rio.br/~ismael/Cursos/Cidade_FPSW/aulas/Modulo1_Intro_Grasp_GoF/GoF/Padroes%20GoF.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%B5es_de_projeto_de_software

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