Aula 1 e 2
Análise
- Modela o problema e consiste das atividades necessárias para entender o domínio do problema (o que deve ser feito).
- Consiste de todas as atividades feitas com ou para o conhecimento do cliente. A informação produzida é aquela que o cliente deve discutir e aprovar.
Projeto
- Modela a solução e consiste das atividades de criação (como pode ser feito).
- Inclui as atividades que resultam em informação que interessa apenas ao programador.
Aula 4
Padrões GRASP (General Responsibility Assignment Software Patterns.)
Indicam como atribuir responsabilidades a classes da melhor forma possível.Essas responsabilidades estão relacionadas às obrigações de um objeto em termos do seu comportamento. Elas são de dois tipos:Conhecer e Fazer.
As responsabilidades de fazer de um objeto incluem:
- Fazer algo ele próprio
- Iniciar ações em outros objetos
- Controlar e coordenar atividades em outros objetos
As responsabilidades do conhecer de um objeto incluem:
- Conhecer dados privados encapsulados
- Conhecer objetos relacionados
- Conhecer coisas que ele pode derivar ou calcular.
Granularidade
Tem a ver com o nível de detalhamento do comportamento de um objeto que é exposto. Quão mais bem detalhado é o comportamento do seu objeto exposto, menor será sua granularidade.
- Granularidade alta (pode envolver várias classes e vários métodos).
- Granularidade baixa (pode envolver um ou alguns métodos).
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